Você foi admitido e o grande momento para formalizar a contratação chegou, mas você não faz ideia de quais documentos são necessários neste momento.

Fique tranquilo! A Medei preparou este artigo para te ajudar a deixar os documentos para a contratação já no esquema para entregá-los ao departamento de recursos humanos.

Como cada empresa possui seu próprio processo de contratação, alguns documentos que constam nesta lista podem não ser solicitados em seu processo de admissão, bem como solicitar outros documentos aqui não listado.

Conheça aqui os principais documentos solicitados de praxe:

 

Documentos para Admissão

  • Carteira de Trabalho (CTPS) – original e cópia;
  • RG (Cédula de Identidade / Registro Geral) – cópia;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física); – cópia;
  • Título de Eleitor – cópia;
  • Inscrição do PIS – cópia;
  • Comprovante de Endereço – cópia;
  • Carteira de habilitação (para funções que necessitam a condução de veículos, importante atentar-se para a categoria exigida) – original e cópia;
  • Comprovante de Escolaridade (Diploma / Certificado de Conclusão) – cópia;
  • Registro profissional (emitido pelo órgão da classe atuante) – original e cópia;
  • Certificado de reservista (para homens entre 18 e 45 anos) – cópia;
  • Certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento/união estável (se casado/união estável) – cópia;
  • Certidão de nascimento de filhos de até 21 anos – cópia;
  • Carteira de vacina e comprovante de frequência escolar para filhos de até 7 anos – cópia;
  • Foto 3×4 atual;
  • Atestado de saúde ocupacional – original;
  • Carta de referência – original e cópia.

 

Tudo o que a empresa solicita eu preciso entregar?

Muitas empresas solicitam documentos que a legislação não permite. Confira a lista dos documentos considerados ilegais se solicitados para admissão:

  • Antecedentes criminais;
  • Certidão negativa de dívidas, como as que o Serasa e SPC emitem;
  • Certidão negativa de ações trabalhistas;
  • Exames de gravidez;
  • Exame de HIV.

Esses documentos não podem ser solicitados para evitar quaisquer constrangimentos ou discriminação do funcionário em seu ambiente de trabalho, portanto, caso eles sejam solicitados, você tem o direito de não apresentá-los.

 

Qual o prazo para a devolução dos documentos?

O processo de admissão requer a presentação de diversos documentos, no entanto, os originais entregues ao departamento de recursos humanos devem ser devolvidos em até cinco dias úteis.

Somente a carteira de trabalho possui um prazo diferenciado, que é de 48 horas.

Reter a carteira de trabalho ou qualquer outro documento original, nem pensar!

 

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