Enquanto a demissão humanizada preconiza um tratamento cuidadoso, respeitoso e empático com o funcionário, o offboarding consiste em um processo como ao inverso do onboarding: há a demissão humanizada, mas existe uma preocupação ainda maior com a pessoa, pois vislumbra a possibilidade de retorno do funcionário. Para isso, uma experiência positiva de saída é mais que fundamental.

Apesar de ser fácil não olharmos para os ex-funcionários como opções, afinal o mercado é muito grande, ter um programa de offboarding tão completo e interessante quanto um programa de onboarding e de retenção de talentos pode se mostrar eficaz e altamente rentável para sua empresa.

O offboarding traz processos mais completos e obrigatórios onde a demissão humanizada não tem como prática comum. Os principais deles são a escuta ativa, o contato mantido e o programa de saintes.

ESCUTA ATIVA

Seja fazendo uma entrevista após o desligamento, seja pedindo que o ex-funcionário responda a um questionário sobre sua saída, procurar saber mais sobre a experiência empregatícia, clima organizacional e quaisquer informações sobre a saída podem ser usadas internamente, para promover melhoramento de processos da empresa, mudanças ou mesmo estudos internos sobre equipes e clima.

CONTATO PERMANENTE

Manter contato com antigos membros de sua equipe é importante. Mesmo que não trabalhem mais na sua empresa, estas pessoas devem continuar sendo vistas como membors importantes no seu networking.

Mostrar que a equipe é importante, e mostrar agradecimento aos que saíram é importante: afinal o trabalho de antes possibilitou o trabalho de hoje.

PROGRAMA DE SAINTES

Ou Programa de Alumni, é uma peça interessante no seu processo de RH: manter no radas ex-funcionários e quando for o momento, partir para uma recontratação. Com mais experiência, cabeça arejada e novas ideias, um ex-funcionário pode vir a ser muito mais valioso, posto que já conhece a estrutura da empresa, seu funcionamento e sua política, e agora agrega mais valor com sua experiência no mercado.