Dizem que se você fizer algo que ama muito, não precisará trabalhar nem um dia!

A frase é muito bonita e até nos traz certa motivação, mas a verdade é que mesmo fazendo o que amamos, muitas vezes somos cobrados tanto — chefia, funcionários, clientes… — que acabamos nos desanimando.

Até aí, tudo bem! Afina, quem nunca desanima de vez em quando?

Mas o problema está em quando aquilo já não faz mais sentido para você ou para o seu funcionário.

 

Faz sentido para você?

Em um cenário onde o desemprego está em alta, ficar em um trabalho que não faz o menor sentido é, muitas vezes, necessário. Afinal, muitos pensam que é melhor “aturar” o trabalho do que ficar desempregado e passar por dificuldades.

A boa notícia é que com pequenas ações é possível mudar esse cenário sem precisar mudar de emprego.

A primeira coisa é pensar se aquilo que você tem feito faz sentido para você. Se sim, descobrir o que tem te deixado desanimado para fazer os ajustes necessários e você poder voltar a trabalhar feliz.

Caso a resposta seja negativa, então é preciso refletir sobre o que faz sentido para você trabalhar com prazer. Faça uma lista com prós e contras e o que você pode fazer para mudar aquilo que não está legal.

Muitas vezes, ao descobrir o que não está fazendo sentido para você e ter um conversa franca com o empregador, explicando a ele o que não está legal para você e levando algumas opções para solucionar isso já é o suficiente para mudar o astral no ambiente de trabalho.

Mas tenha cuidado ao expor seus sentimentos. Uma coisa é ter uma conversa franca e positiva. Outra bem diferente é despejar um monte de informações e insatisfação ao seu superior.

 

Propósito X Motivação

Para ser feliz no trabalho é preciso duas coisas: ter propósito e ter motivação.

Muitas pessoas acreditam que se trata da mesma coisa, mas cada um tem um papel fundamental e se complementam para atingir o resultado esperado: a felicidade no ambiente de trabalho.

O propósito é aonde você quer chegar. É o propósito que faz com que você persista na trajetória que almeja.

Já a motivação é o que “te move à ação” para alcançar o seu propósito.

Por isso, tenha um grande propósito e insira pequenas metas ao longo do percurso. Desta forma você conseguirá se manter constantemente motivado e feliz.

 

Afinal, dá para ser feliz no trabalho?

É claro que sim! É completamente possível não ser só feliz no trabalho, como ser muito feliz no trabalho!

O segredo é lembrar sempre do que faz sentido em sua vida, ter um propósito e motivação para alcança-lo.

Ter dias ruins é absolutamente normal e não define a sua trajetória. Por isso, tenha em mente que algo que deu errado pode ser usado como um fator motivacional para analisar o problema e solucioná-lo para não ocorrer mais. Além de evitar novos problemas, ainda pode surgir uma boa oportunidade a ser explorada.

E lembre-se: Ninguém planta a semente e come o fruto no mesmo dia. Então, tenha paciência para atingir o seu propósito.

Ser feliz no trabalho é acordar feliz para estar ali e fazer as tarefas com prazer. Por isso, pare por alguns minutos agora e reflita se nos últimos tempos você tem sido feliz em seu ambiente de trabalho.

Esperamos que a resposta seja positiva, mas se for negativa, lembre-se do que faz sentido para você e quais são os seus propósitos e motivação.

Ser feliz é possível e necessário! E você? Deixe aqui nos comentários se você é feliz em seu ambiente de trabalho.