Engajar a equipe nem sempre é algo fácil de fazer, afinal, cada indivíduo da equipe possui uma personalidade e isso pode dificultar, muitas vezes, a melhoria do ambiente de trabalho.
Por isso mesmo, trouxemos algumas dicas para que você aprenda a engajar sua equipe. Confira:
Conheça sua equipe
Pode parecer clichê, mas conhecer a equipe é essencial para conseguir engajá-la. E muitos líderes não conhecem sua equipe, o que torna o trabalho diariamente mais penoso.
Para conhecer a equipe vale a pena lançar mão de algumas ferramentas, como uma análise de perfil comportamental, por exemplo.
Além disso, fazer reuniões periódicas de feedback também faz com que o líder possa ter uma relação mais próxima com o colaborador e conhecê-lo melhor.
É muito mais fácil engajar uma equipe cujo líder conhece e se relaciona bem com ela.
Tenha ações que interessem à equipe
É muito legal quando a empresa se esforça com ações para engajar a equipe, o problema, é que como alguns líderes não conhecem sua equipe, as ações propostas colecionam insucessos.
Para ter sucesso nas ações de engajamento é preciso que essas ações sejam realmente de interesse da equipe e cada empresa e/ou perfil do departamento pode escolher quais ações aplicar.
Há empresas que prezam pelo ambiente mais descolado, liberando o dia do pet na empresa, por exemplo. Há empresas que toda sexta-feira oferece um café da manhã diferenciado e assim por diante.
O importante é que nestas ações o colaborador possa sentir que ele é valorizado pela empresa e que a empresa se esforça para que o ambiente de trabalho esteja fluindo bem.
Feedback é o segredo
Poucas empresas fazem reunião de feedback periodicamente. E essa prática, ou melhor, a falta dela, pode custar caro para a empresa.
Isso porque é na reunião de feedback que o gestor vai conseguir identificar tanto as oportunidades que o colaborador identifica quanto os gaps que precisam ser tratados. Afinal, este é o momento do gestor e colaborador alinhar as metas, objetivos, listar algumas dificuldades e trabalhar as oportunidades.
E a reunião de feedback deve ser dividida em duas etapas: individual e em grupo.
Lembre-se que a reunião de feedback deve ser levada de forma leve. Não quer dizer que assuntos sérios não devam ser tratados, mas sim que se o gestor chegar dando esporro em todo mundo, ao invés de engajar a equipe, a reunião terá efeito contrário e deixará todos desmotivados.
O líder é o exemplo
Verdade seja dita: Não há investimento que motive uma equipe se o gestor trata seus colaboradores de forma não muito amistosa.
Então, para manter uma equipe engajada em entregar o seu melhor e motivada para tal, é preciso que o gestor seja realmente um líder, do contrário, dificilmente as ações propostas terão resultados.
Então, o engajamento começa de cima para baixo em uma hierarquia e não ao contrário.
E na sua empresa, como são as coisas? Os colaboradores são engajados e motivados a fazer as melhores entregas ou não há nada disso? Nos conte tudo deixando o seu comentário aqui!